Imagem Topo
 
Consulta SPC
Cheque Seguro
Notícias

Capital de giro cresce três vezes mais que o mercado

30/10/2009 15:43:00

A proximidade do fim do ano transforma a linha de capital de giro em um dos produtos mais demandados pelas Pequenas e Médias Empresas (PMEs) nos grandes bancos privados. Em algumas instituições financeiras, essa modalidade chegou a crescer quase três vezes mais do que o mercado. As linhas contraídas pelas empresas vão para a antecipação de 13º recomposição de estoque e adiantamento dos recebíveis. Os prazos concedidos pelas instituições, por sua vez, já estão bastante próximos àqueles do período pré-crise e, dependendo da força do tomador de recursos, alguns negócios já são fechados em até 60 meses. As taxas também encolheram, e para ganhar clientes, os bancos apostam na agilidade dos serviços ao invés de criarem novos produtos. "Temos dois produtos que são carros-chefes nesse quadrimestre final do ano: os capitais de giro da Família Premium", informa Mario Fanucchi Junior, superintendente executivo de pequenas emédias empresas do Grupo Santander Brasil - que reúne os bancos Santander e Real. "Há um prêmio pela pontualidade nos pagamentos. O cliente pode ficar isento de até duas parcelas de seu capital de giro", acrescenta. Essa modalidade já responde por mais de 25% das linhas de capital de giro neste ano. O Santander já opera nos mesmos prazos de 2008 e, para os clientes que "têm um estreito relacionamento com o banco" as condições são ainda melhores. "Dilatamos os prazos para que as parcelas se adequem aos fluxos de caixa. Nossos melhores clientes têm prazos de até 60 meses", diz Fanucchi Junior. As taxas também recuaram. "Reduzimos de 1,18% para 0,93% ao mês e a nossa taxa máxima, que era de 6,1% ao mês, caiu para 5,5%. Já houve uma redução e uma adequação àquilo que se figura dentro do mercado", garante Fanucchi Junior e diz que a prioridade é a "busca derelacionamento com o cliente".

Na mesma linha, Rodrigo Caramez, diretor de produtos de pessoa jurídica do HSBC Bank Brasil, não aposta em novos produtos. "Vejo o mercado buscando entregar os produtos de maneira diferenciada", explica. Segundo ele, o HSBC "está investindo massivamente nos canais alternativos às PMEs para que elas tenham serviços mais ágeis".

"Estamos tentando colocar o maior volume de produto possível nesses canais. Nossos clientes contratam o conecting banking pela internet, descontam cheques e boletos, têm serviços de câmbio, entre outros", diz. Caramez explica que o banco tem focado muito nesse "delivery", para que o relacionamento do cliente com o gerente seja menos voltado para execução e mais para a sua necessidade. A carteira de capital de giro no HSBC cresceu 80% em agosto último diante de uma alta de 30% do mercado "Temos crescido entre duas e três vezes e até mais quando falamos de produto em moeda local, especialmente nas PMEs", conclui. As duas linhas de crédito corporativas do HSBC, o Capital de Giro 13º e o Giro Fácil 13º , oferecem às empresas opções para o pagamento do 13º com condições especiais. Os produtos são para as pequenas e médias empresas, com faturamento anual de até R$ 10 milhões, dos ramos industrial, comercial e de prestação de serviços. Segundo Daniel Zabloski, diretor de pequenas e médias empresas do HSBC, a expectativa é que este ano a procura por esse tipo de empréstimo supere o atingido em 2008, de R$ 250 milhões, com mais de 15 mil clientes atendidos. "Esperamos um aumento de 15% no volume de financiamento das folhas de pagamento, completa. As taxas de juros também caíram no HSBC. "Os juros para a linha de capital de giro destinada às PMEs estão entre 2% a 3% ao mês e para as empresas de médio e grande porte oscilam entre 1,5% a 2,5% ao mês. Os prazos praticados pelo HSBC, ao contrário do Santander, ainda não estão nos níveis pré-crise. "O financiamento para capital de giro, que antes da crise tinha um prazo de 14 meses, hoje já opera em 11 meses. Estamos voltando aos antigos prazos", diz Zabloski.

Acontece
Enquete
Qual o treinamento que você gostaria de oferecer aos seus funcionários e colaboradores?
 Atendimento ao cliente
 Organização de vitrina e promoções
 Informática básica e avançada
 Divulgação na Internet (mídias sociais)
 Motivação & Comportamento
 Vendas
 Contabilidade básica
Ver resultados
 
Parceiros
 
 
Rua Antonio Corrêa, 417 - Bairro: Vila Glória - CEP 79004-460 - Campo Grande/MS - Brasil
Desenvolvido por: Gestão Ativa Soluções em Internet