CDL CG atua em defesa de lojistas contra concorrência desleal de feiras

20180208_112744

Diante da concorrência desleal de feiras de varejo, com o comércio campo-grandense, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Campo Grande – CDL CG reuniu empresários do setor de Gestante e Bebê e representantes do Governo do Estado e do Sebrae MS para tratar da questão.

Na reunião, os lojistas expuseram suas dificuldades, entre elas o cumprimento das exigências do segmento, que passa por fiscalização rigorosa, tanto do fisco, quanto do INMETRO, situação diferente dos expositores dessas feiras.

Outra questão levantada foi em relação aos valores dos produtos vendidos na feira, muito abaixo do próprio custo das mercadorias, levantando dúvidas sobre o recolhimento de impostos. Os empresários campo-grandenses lembraram que têm margem de lucro muito pequena e que, muitas vezes, trabalham com valores tabelados, tornando ainda mais injusta a competição com estas feiras.

O presidente da CDL CG, Adelaido Vila, se comprometeu em defender os comerciantes, buscando alternativas e cobrando das autoridades um maior apoio ao comércio local. “Nossa função aqui é trabalhar pelo fortalecimento dos lojistas campo-grandenses, por isso realizamos esta reunião, onde buscamos o apoio do Governo e de entidades parceiras, como o Sebrae. É preciso, antes de tudo, fortalecer o local”, frisou Adelaido.

O representante da vice-governadora Rose Modesto, Osvaldo Ramos, ouviu os lojistas e pediu que os mesmos fornecessem dados sobre o setor. Ramos também agendou reunião com o diretor do Procon, Marcelo Salomão, e o presidente da CDL CG, Adelaido Vila.

Já o representante do Sebrae MS, Alex Taveira, informou que a entidade já estuda a realização de eventos com os comerciantes locais, para fomentar as vendas.

Na reunião também foi discutida a possibilidade da CDL CG levar à Assembleia uma proposta de Lei estadual criando parâmetros para a realização destas feiras e valorizando o comércio do Estado. “Vamos realizar este debate e levar uma proposta consistente aos deputados, nosso objetivo não é impedir o consumidor de ter acesso às feiras, ao contrário, é fomentá-las, mas de maneira que as mesmas privilegiem os nossos lojistas, para que eles cresçam e continuem a ajudar o nosso Estado a se desenvolver”, afirmou Adelaido.

A CDL CG vai continuar a cobrar um posicionamento rigoroso das autoridades.

08-02-2018